O Brasil e seus patrimônios imateriais

Estava navegando pelo http://www.g1.com.br e recebi a valiosa informação de que 25/11 é o dia oficial da Baiana do Acarajé ! O acarajé é um bolinho de feijão fradinho frito no azeite de dendê, servido habitualmente com camarão seco, vatapá e tomate em cubinhos. Segundo a inacreditável, mas real, Associação das Baianas de Acarajé,Mingau,Receptivo e Similares do estado da Bahia (ABAM) existem mais de três mil quituteiras de Salvador e arredores cadastradas na entidade.
Parabéns a toda classe que certamente deve estar celebrando, fritando bolinhos atrás de algum trio elétrico, mas para mim o mais impressionante de tudo foi descobrir que desde 2005, o ofício das baianas do acarajé foi registrado como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN)! Não sabe o que é um patrimônios imaterial ?
Resolvi me aprofundar no assunto e descobri que o Brasil possui diversos outros patrimônios imateriais. Segundo o IPHAN um patrimônio imaterial é aquele “em que as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, instrumentos, objetos, artefatos e lugares são reconhecidos por comunidades como parte integrante de sua cultura. São transmitidos de geração em geração, gerando um sentimento de identidade e continuidade”. O que mais o Brasil tem a oferecer nesta categoria ? A festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Feira de Caruaru, o Frevo, a capoeira, o Samba no Rio de Janeiro e o modo artesanal de fazer Queijo de Minas !!!

Queijo Minas também é patrimônio imaterial !


Senti falta de várias coisas que merecem ser tombadas e portanto também iniciarei campanha no Twitter + Facebook para que sejam incorporadas ao nosso patrimônio ! Listei algumas: bondedotigrao#, caldodecanacompastel#, sanduichedemortadela#, churrasquinhodegato#, tchutchucadofunk#, mulhersamambaia#

Samambaia, candidata a patrimônio imaterial ?

2 Respostas para “O Brasil e seus patrimônios imateriais

  1. Faltou #feijoada, #pizza…. Adorei, ahahah!

    Curtir

  2. Mari

    Fui eu, Mari, que comentei o post acima….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Posts anteriores

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Rumo a um bilhão de hits

  • 66.168 hits

Páginas mais populares

O Brasil e seus patrimônios imateriais
novembro 2011
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
%d blogueiros gostam disto: