– Bento ?
– Sim.
– Sou eu,Francisco.
– Francisco! Meu pibe! Estou tão orgulhoso…Não te reconheci com estas roupas.
– Obrigado, o sr. sabe que nada disso teria acontecido sem a sua renúncia. O sr. recebeu a caixa de alfajores que mandei para agradecê-lo ?
– Sim, claro. Obrigado. Não era necessário. Dividi com as irmãs aqui do castelo.Adorei aquele com recheio de doce de leite.Guardei um para o lanche de hoje.
– O sr. é experiente, já passou pelo que eu estou passando. Queria pedir umas dicas. Estes primeiros dias são muito importantes para mim…
– Sim, sem dúvida. O que te preocupa ?
– Vamos lá…A primeira coisa…Adorei aquele balcão em que estive ontem , com vista para a Praça de São Pedro. Pensei em pedir para colocarem uma churrasqueira e transformar em uma varanda gourmet. Já estou com saudades dos ojos de bife que comia em Buenos Aires. O senhor acha que isto vai contra a minha imagem ?
– Francisco, eu não faria isto agora. Espere um pouco mais…Você sabe que agora estou mais tranquilo, passeando por aí..Ontem lembrei de você : fui almoçar em um restaurante argentino ótimo em Trastevere. Se quiser posso te dar o endereço.Lá tem ojo de bife con papas…
-Não acho prudente eu me expor nesta fase…Continuarei fazendo a minha própria comida e almoçando em casa…
– Como preferir. O que mais te perturba, Francisco ?
– Queria tomar uma ação firme contra a turma que está molestando as crianças. Isto está nos desgastando.
– Sim, concordo. E o que pensou fazer ?
– Decretar a extinção dos coroinhas. Baní-los das missas.
– Francisco, os coroinhas são vítimas. Você deve atacar a causa.
– Sim, Bento. Refletirei sobre o assunto…poderia mesmo ser precipitado mas precisamos avançar… Devo dizer que já pedi ao cardeal encarregado para interromper as compras de pirulitos, chicletes e balas aqui para o Vaticano.
– Sábia medida, Francisco.
– Estive pensando também sobre o descontrole de nossas finanças…
– Sim…
– E se eu anunciasse que estamos em conversações com um parceiro. Pensei no banco Panamericano…
– O que é o Banco Panamericano, Francisco ?
– Um banco bastante conhecido no Brasil. Ouvi dizer que o seu dono também se comunica com as massas e lidera multidões. Seria um sinal concreto de que o meu pontificado irá se aproximar da América Latina e do povo.
– Isto parece ser muito interessante, Francisco…Uma ação de impacto e alinhada com a sua plataforma no conclave.Convide o dono deste banco para uma missa. Quem sabe, esta não seja a saída…
– Obrigado, Bento. Farei isto. O sr. me ajudou bastante. Este começo não será mesmo fácil.O sr. se incomodaria se eu telefonasse de vez em quando ?
– De modo algum…Fique a vontade. Pediria apenas para você me ligar depois das 4. Não quero perder nenhum capítulo do “Vale a pena ver de novo”…
– Assim, será. Respeitarei o seu descanso.
Chico e Bento: a transição
Rumo a um bilhão de hits
- 76.088 hits