O passeio pela estratosfera de Felix Baumgartner foi fantástico. Ele saltou de 39,000 m, atingiu a velocidade de 1,342 k.h, enfrentou uma temperatura de -57° C e despencou em queda livre por 4 minutos e 20 segundos. Pousou suavemente e saiu andando como se tivesse acabado de desembarcar da ponte aérea. Alguns críticos estão falando que foi um grande espetáculo de Marketing mas que não representou nenhum avanço para a ciência, afinal o que ele conseguiu não foi muito diferente do que se fez em 1960. Exceto pelos técnicos da Nasa que trabalharam no projeto Apolo ou pela família do Yuri Gagarin, será que alguém mais se importa com isto ? Li que por recomendação médica, Baumgartner não pode tomar uma latinha de energético antes do salto, no que provavelmente seria o merchand mais glorioso da história (imagino o gerente de produtos pressionando por isto até o início da contagem regressiva). Isto não atrapalhou o show de exposição da Red Bull… Não sei quantas latinhas se venderão a mais por conta do salto e quanto custou o projeto mas ontem eu senti que a Red Bull literalmente deu asas para o nosso amigo Felix e associou de vez sua marca a tecnologia, aventura e tudo que é radical. Ir para o espaço é para poucos…
Isto porém não é exatamente uma novidade… uma outra marca se apoderou do espaço para construir a sua imagem: Tang. Sim, Tang, o suquinho em pó, que dependendo da quantidade de amigos que você convidava para almoçar, a sua mãe diluía em mais e mais água …Tang não foi desenvolvido pela Nasa mas fez parte do cardápio dos voos tripulados dos projetos Mercury e Gemini na década de 60. Ou seja, os astronautas tinham a sua disposição a mesma água tingida que as mamães americanas serviam para os seus rebentos. Estar a bordo destes voos foi um elemento de comunicação constante de Tang e um dos grandes responsáveis pelo seu crescimento no mercado americano por algumas décadas…O problema é que Tang, literalmente foi pelos ares e hoje é uma marca secundária no portfolio da Kraft, encontrada em regiões tão remotas do universo como Argentina e Filipinas, espécies de Plutão globais. Espero que este não seja um mau presságio para a Red Bull e suas estratégias de Marketing…Com ciência ou sem ciência, o que eles fizeram em torno da missão Stratos quase me motivou a comprar uma latinha para agradecer e servir como ingresso pelo espetáculo. Deixei para comprar quando eles chegarem a Marte…
Seu comentário foi bloqueado e não será pulbicado em função da utlização de linguajar inadeaquado. Grato, Blog Catando Kokinhos
CurtirCurtir
Que absurdo, pare de censurar os leitores!!
CurtirCurtir