Ellos son “café con leche” !

Lembra dos tempos de criança em que antes de se começar uma brincadeira alguém dizia que fulano era café com leite ? O café com leite era o fraquinho, pequenininho que ninguém achava que tinha chance e que não deveria ser levado a sério. Ontem vi o jogo do Santos com o Barcelona e esta imagem da infância não saiu da minha cabeça.
O Barcelona vem ganhando tudo há muitos anos e é certamente um time que entrará para a história como um dos maiores de todos os tempos. É uma equipe que tem um esquema tático sem erros, é técnico e mortal, em que embora o Messi assuma o papel de protagonista, todos, até o Daniel Alves e o Mascherano, reserva do Rosinei nos tempos de Corinthians, parecem craques.
Barcelona era favorito ? Era. Venceria em condições normais? Sim. Mas confesso que no primeiro tempo do jogo presenciei um dos maiores bullyings futebolísticos de todos os tempos. Foi covardia…Foi jogo de categorias diferentes. Dente de leite contra profissionais.
Fiquei analisando o meu comportamento durante a partida . Pelo histórico de rivalidade (pequena é verdade, pois o Santos é basicamente uma Ponte Preta com sede na praia) eu comecei a partida simpatizando pelo Barça. Depois do 2×0, 20 e poucos minutos, fui tomado por um sentimento de compaixão pelo pessoal do Santos. Rolou uma empatia: o medo de passar por um vexame histórico, as horas de voo de volta do Japão pelo Brasil ruminando a derrota, a sensação de impotência. Passei a torcer pelo mais fraco e neste caso a torcida era para a partida acabar o quanto antes. Se eu pudesse teria invadido o campo e gritado para a turma da Catalunha como fazia na infância: Llega ! Ellos son “café con leche”. Ver um rival perder tem a sua cota de prazer mas a partir de um determinado ponto estabelece-se uma solidariedade respeitosa. Me senti projetando as dores que sentiria se eu estivesse lá. Deixou de ter graça e despertou pena…Este sentimento é muito ruim.

PS em contraponto ao sentimentalismo do fim do post: nada mais chato do que a inteligentsia dos jornalistas esportivos pedindo uma revisão completa na maneira como se pratica o futebol no Brasil e no esquema tático do Barcelona. Futebol é esporte. Ganha-se, perde-se ou empata-se. Teses de mestrado e discursos inspirados na formação das crianças na escolinha de futebol do Barça são a coisa mais chata do mundo!

2 Respostas para “Ellos son “café con leche” !

  1. Alberto

    hahahaa…Ponte Preta do litoral….eterno 7×1

    Curtir

  2. hahahaha, pra mim pareceu um jogo de par ou ímpar do Barcelona contra… Ele mesmo!
    E o último parágrafo é providencial!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Posts anteriores

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Rumo a um bilhão de hits

  • 66.168 hits

Páginas mais populares

O Brasil e seus patrimônios imateriais
dezembro 2011
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
%d blogueiros gostam disto: