Abóbora

Hoje é dia das bruxas. Sou tomado por um momento de profunda reflexão para descobrir quem está apoiando a proliferação desta moda no Brasil. Até alguns anos atrás não se falava de Halloween…Hoje observando vitrines durante o mês de outubro  é fácil ver uma profusão de preto, roxo, máscaras de bruxas, vassouras e sobretudo abóboras. Muitas abóboras, com seu sorriso desdentado. Em função disto, minha principal suspeita sobre quem está incentivando o surto do Halloween recai sobre a Associação Brasileira dos Plantadores de Abóbora. Fiquei pensando em uma possível reunião ocorrida há alguns anos em que algum agricultor iluminado, depois de fazer uma extensão universitária com especialização em marketing resolveu convencer os colegas a reposicionar o vegetal no mercado.

– O primeiro passo é renomear o nosso produto…nada de abóbora ou gerimum, daqui para frente seremos plantadores de  “pumpkins”. Como “pumpkin” descolaremos a nossa imagem de parceiros preferenciais de produtos de baixo valor agregado como a carne seca, a farinha e a rapadura…Queremos distância deles…são baratos, tem vendas regionalizadas e limitam o nosso potencial. Precisamos atingir a Emerging Middle Class brasileira ! Temos que ser fashion,descolados…Chamaremos estilistas para decorar as suas “pumpkin” e divulgaremos press releases desta ação com objetivo de cavar um espacinho na Caras. Com uma pequena contribuição monetária de cada um, poderemos também assegurar uma entrevista do presidente de nossa associação no programa do Amaury Jr. … se negociarmos bem podemos até pedir para ele exibir flashes da festa de Halloween em Miami.

Alguns agricultores mais tradicionais ficaram ressabiados…Será ? Isto tem alguma relação com o Brasil ?…Nem comer as abóboras as pessoas vão. Irão deixá-las banguelas e caolhas…Bruxas com fisionomia de gringas ? Nós já temos Curupira,  a Cuca do Sítio do Pica-Pau Amarelo e até  Saci Pererê que metem medo em todo mundo. Junto com as abóboras irão tentar vender também balas e doces ? Mas o dia de Cosme e Damião não é em setembro ?? E a festa da abóbora agora se chamará Halloween ou se for muito difícil de falar, Rélouin ? O que quer dizer isto ?? Este texto é uma obra de ficção, talvez inspirada pelo medo de monstros e zumbis que rondam a noite,  mas foi a única tese  que a minha imaginação conseguir criar para entender a súbita paixão brasileira pelo dia das bruxas e suas abóboras, ou melhor, pumpkins…

Uma resposta para “Abóbora

  1. henrique

    Inclusive, ontem foi o dia do Saci Perere.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Posts anteriores

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Rumo a um bilhão de hits

  • 61,301 hits

Páginas mais populares

outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031