La garantia soy yo

Muitas vezes quando falamos no Paraguai, a primeira coisa que vem a cabeça é a qualidade dos produtos comercializados por aquelas bandas. Relógios Cassio, uísques Juanito Camiñador e outras coisas do gênero, que brotam em Ciudad del Leste e atravessam por osmose a famosa ponte da Amizade.Embora eu sempre gostei do eterno zagueiro Gamarra, a imagem do país ficou mais simpática mesmo nos últimos tempos, quando a Larissa Riquelme resolveu esconder um celular (será que era Nokia ou Nokkya ?) no meio de sua avantajada comissão de frente.

Hoje percebi que o Paraguai,que foi tão acusado de copiar as coisas, voltou as manchetes. O país foi capaz de estabelecer um processo de impeachment de presidente que certamente nenhum outro país jamais ousou fazer. Foram pioneiros e criativos, justamente onde não deveriam. O presidente Fernando Lugo foi destituído do poder, em um julgamento no senado, em um processo iniciado ontem e encerrado hoje ! Se passaram menos de 24 horas, com um direito a defesa de 5 horas e o cidadão, que foi eleito em 2008 com mais de 40% dos votos, foi defenestrado. Não sou especialista em política paraguaia (aparecerão vários), não sei se Lugo, que era um bispo celibatário, é um bom ou um mal presidente e apenas me lembrava dele mais pelos filhos ilegítimos que foi reconhecendo pela vida .

O que esta em questão não é sua capacidade como presidente mas a maneira como foi tirado. Fato é que em 2012, alguns países da América Latina ainda dão umas rateadas inexplicáveis. Democracias são violadas, direitos constitucionais são negligenciados. Mais do que a evolução econômica do Brasil nos últimos anos, não dá para não dizer que em termos institucionais, deixamos os nossos vizinhos muito, mas muito para trás. Do outro lado das cataratas ainda acontecem golpes de estado…olhamos e parece tão longe e tão bizarro. Ainda bem que fomos capazes de evoluir…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Posts anteriores

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Rumo a um bilhão de hits

  • 65.445 hits

Páginas mais populares

junho 2012
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930