Está acontecendo nos Estados Unidos uma discussão interessante sobre se uma marca tem ou não o direito de patentear uma cor. Tudo começou com o lançamento da coleção 2011 de sapatos femininos da Yves Saint Laurent que tinha as suas solas inteiramente vermelhas. A partir daí a confusão dominou…Christian Louboutin alegou que foi o primeiro sapateiro a desenvolver os solados vermelhos em 1992, quando pintou com esmalte a parte debaixo de um dos modelos.
Seus advogados disseram ainda que os seus solados vermelhos estão protegidos por patente desde 2008 e foram exigir na justiça uma indenização de USD 1 MM da YSL além da retirada do produto concorrente do mercado. Resposta da YSL: Rei Luís XIV em 1600 e Dorothy em Mágico de Oz já usavam sapatos de sola vermelha !
Conclusão: em um primeiro round, o juiz deu ganho de causa a YSL e ainda questionou a validade da patente referida por Louboutin. Parece novela Ti,ti,ti com Victor Valentin vs. Jacques Leclair mas ainda não acabou…Louboutin recorreu e sabem quem resolveu se juntar ao processo como parte interessada ? A joalheria Tiffany, temendo que sua famosa caixinha azul vire genérica…Muito bom ! A discussão tem potencial de ficar bem quente…se ainda a Ferrari quiser virar dona do vermelho,a Land Rover do verde, daqui a pouco o arco iris pagara royalties !
Cores podem ter donos ?
Publicado em Fútil
Pingback: O vermelho agora é branco « Catando Kokinhos
Esta informação é de fundamental importância para o Marketing! Isso é trabalho puro!!! Cris, por favor, continue nos informando sobre a guerra das cores!!! Agora estou na dúvida se compro o YSL basico ou se parto para o Loubutin com Svarovsky….!!!
Beijos, Helio
CurtirCurtir
Helio, sabia que você iria gostar. Minha sugestão para você é um sapato com salto Luís XV , cor pistache e pingentes dourados. A Mari tem as dicas de alguns brechós onde você poderá se equipar. abs
CurtirCurtir