Arigato,Sayonara

Existem viagens que são marcantes pela beleza das praias, das montanhas. Existem outras que te marcam pela cultura, pela gastronomia. Existem os inesquecíveis encontros com as civilizações antigas ou com os prazeres do desenvolvimento e das compras. O Japão conseguiu combinar um pouco de cada um destes elementos: a simetria do monte Fuji, os templos de Kyoto, a descoberta da dimensão da culinária japonesa, a modernidade de Tokyo, o trem bala, o sumô, os samurais, as gueixas…

Mas a verdadeira marca desta viagem ao Japão é o encontro com o povo japonês. A simpatia, a delicadeza e o respeito com que você é tratado, chegam a ser desconcertantes. Você sai do Japão completamente desarmado e acreditando que o mundo realmente poderia ser bem melhor. É necessário passar por uma zona de descompressão para voltar para casa. Filas não existem para serem furadas, privacidade não é sinônimo de chatice, servir bem o cliente não é uma questão de gorjetas, segurança não é sinônimo de carro blindado e higiene e limpeza não são limitados aos hospitais. Claro que esta é uma visão de turista depois de vinte dias mas é a mesma que me permite comparar com outros lugares em que também estive a turismo.

Encontrei em uma mesma viagem o lado cosmopolita de Nova York e Londres. A eficiência da Alemanha e da Suiça. A fascinação das descobertas da Ásia e o acolhimento dos latinos. Não tenho dúvidas em dizer que tudo o que uma viagem ao Japão tem de complexa em termos de distância e adaptação a um fuso de onze horas, ela te traz de volta com muitos juros em termos de experiência, cultura e conhecimento. Foi fantástico e tudo isto com o Corinthians de bônus… Arigatô, Sayonara

Uma resposta para “Arigato,Sayonara

  1. Katy Mckay

    Cris, Cris – matéria absolutamente fantástica – parabéns

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Posts anteriores

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Rumo a um bilhão de hits

  • 66.168 hits

Páginas mais populares

O Brasil e seus patrimônios imateriais
dezembro 2012
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
%d blogueiros gostam disto: